Últimas Notícias »

Votar

Sábado foi dia de desafio no Lago Guaíba para o Projeto Nadando Pelos Cartões Postais

Sábado foi dia de desafio no Lago Guaíba para o Projeto Nadando Pelos Cartões PostaisClique para Ampliar
Sábado, 10 da manhã, em Belém Novo, bairro localizado às margens do lago Guaíba, não muito longe do centro da capital gaúcha, lugar sossegado, cercado por belezas naturais. Este foi o cenário escolhido pelo grupo de nadadores para jogarem-se na água com o objetivo de treinar em um dos mais belos cartões-postais do Rio Grande do Sul.
A maioria da equipe que treina, já nadou ou disputou uma competição de águas abertas, em que a extensão do percurso pode variar de 1 a 36 quilômetros.
Porém um dos grandes encantos da natação em águas abertas é o contato direto com a natureza com lindos visuais para apreciar. Belém Novo, quase como uma cidade de interior dentro de Porto Alegre, verdadeiro paraíso, bem próximo ao centro de Porto Alegre, com muitas árvores, ruas pacatas, ar puro e casas com arquitetura histórica que formam um cenário diferente daquele que estamos habituados. Este foi o local que os nadadores masters Francismar Siviero, Gerson Martins, Edilson Bento, Guilherme Xavier, Vinicius Dias, Angêlo Augustus, Rodolfo Almeida e Tomás Martins no sábado (26/10) escolheram para despertar o interesse para a prática da natação em águas abertas.
Cabe ressaltar, que há diferenças técnicas entre treinar em piscina e em águas abertas. O ambiente da piscina, onde a temperatura da água e diversos outros elementos são controlados, é excelente para trabalhar os fundamentos, a força específica e a técnica da natação. Porém, treinar no mundo das águas abertas onde acontecem as provas é diferente. Nele o nadador precisa se conscientizar que as condições para a prática da modalidade nunca são as mesmas, pois as variáveis são diversas: ventos, marolas, água fria, chuvas, sol, visibilidade, correnteza e muitas outras que determinam diretamente o desempenho na modalidade.
O projeto Nadando Pelos Cartões Postais busca unir esporte e a conscientização ecológica com as suas atividades de águas abertas. Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br.
Texto Vanessa Siviero
Foto Soraya Siviero

Enviar para Amigos | Comente | Imprimir


O que você achou do Portal Tubarão


Olá já curtiu?