Últimas Notícias »

Votar

Recursos do Tribunal de Justiça serão investidos em novos equipamentos para UTI Neonatal e Pediátrica do HNSC

Recursos do Tribunal de Justiça serão investidos em novos equipamentos para UTI Neonatal e Pediátrica do HNSCClique para Ampliar
Doação será investida na compra de berços aquecidos, camas pediátricas e monitores para atender crianças no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão


O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão (SC), recebeu na última semana, em cerimônia na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, em Florianópolis, recursos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina no valor de R$ 341.506,00. A verba será destinada à aquisição de equipamentos para a UTI Mista da unidade, que realiza atendimentos neonatais e pediátricos. A intenção é adquirir oito berços aquecidos, duas camas pediátricas elétricas e 13 monitores multiparâmetros, aparelhos que apresentam vários indicadores relacionados ao estado do paciente, como a pressão arterial, eletrocardiograma, respiração, temperatura e saturação de oxigênio.

 

O HNSC é referência na região Sul do estado para o atendimento a gestantes de alto risco e tratamento intensivo de crianças. A UTI Mista conta atualmente com 13 leitos, sendo sete neonatais e três pediátricos credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e mais dois leitos neonatais e um pediátrico destinados aos usuários de planos de saúde e particulares. Apenas em 2019, 893 crianças já passaram pelo setor até o mês de julho. O Hospital Nossa Senhora da Conceição é o maior em número de leitos de Santa Catarina e realiza 74% das internações por meio do SUS.

 
De acordo com o diretor executivo do HNSC, Fábio Tadeo Teixeira, os novos equipamentos vão garantir um melhor atendimento e conforto às crianças atendidas que, muitas vezes, por questões biológicas, precisam de internações de longa permanência. “É um serviço de grande importância social, porque além da nossa Maternidade ser considerada de alta complexidade, muitas das mulheres aqui atendidas são de baixa renda. Por isso, doações como essa nos auxiliam na importante missão de acolher e cuidar do próximo, propiciando atendimento técnico e humano neste momento único de trazer a vida ao nosso mundo”, afirma o diretor. “Só temos a agradecer essa inestimável contribuição e ressaltar que gestos como esses renovam nossa esperança em prover saúde àqueles que mais necessitam”, completa.

 

Segundo a coordenadora da UTI Mista, Dra. Karla Dal Bó, a quantidade de berços aquecidos utilizados hoje no Hospital precisa ser ampliada devido ao aumento da demanda para bebês prematuros, principalmente em casos mais graves. “O investimento destes recursos na UTI Mista irá garantir um ambiente de tratamento intensivo mais adequado às normas e regulações vigentes, proporcionando ainda mais segurança e qualidade assistencial às crianças”, avalia a médica.

 Projeto do Tribunal de Justiça
(da esq. para a dir.: D. Liliana Cavalcante, coordenadora dos Voluntários do HNSC, Joares Ponticelli, prefeito de Tubarão, e Fábio Tadeo Teixeira / foto: Comunicação HNSC)

 

O valor doado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina ao HNSC é oriundo do cumprimento de penas de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo. A verba é destinada a entidades públicas e privadas catarinenses com finalidade social por meio do projeto “Pequenas Infrações Gerando Grandes Transformações”. Na sessão da semana passada, foram contemplados 19 projetos de abrangência estadual, selecionados pelo Conselho Gestor da Conta Centralizada no âmbito do Poder Judiciário catarinense, composto de desembargadores e representantes do Ministério Público. As iniciativas preveem aquisição de ambulâncias, reformas em unidades de Pronto Atendimento, de residências para idosos e a construção de residências para mulheres vítimas de violência doméstica, entre outras.



Por: A4&Holofote Comunicação - www.facebook.com/a4eholofote
(Rafael Teixeira)



Enviar para Amigos | Comente | Imprimir


O que você achou do Portal Tubarão


Olá já curtiu?