Últimas Notícias »

Votar

Empresários da região visitam companhias aéreas em busca de novos voos no aeroporto de Jaguaruna

Empresários da região visitam companhias aéreas em busca de novos voos no aeroporto de JaguarunaClique para Ampliar

Os deputados Volnei Weber e Felipe Estevão acompanharam a comitiva. A redução do ICMS sobre o combustível aéreo foi um dos argumentos com os representantes da Latam e Gol

 A redução de 25% para 12% na alíquota de ICMS para o querosene de aviação terá reflexos em Santa Catarina. A medida pretende aumentar o número de pousos e decolagens de aeronaves e da operação em mais aeroportos catarinenses. Atentos a estas mudanças, uma comitiva composta por representantes das associações empresariais da região Sul, pelos deputados Volnei Weber (MDB) e Felipe Estevão (PSL), e dos administradores da RDL Aeroportos André Griebeler Costanzo e Luciane Kincheski, participou de reuniões em São Paulo, nesta quinta-feira, 15, com as empresas Gol e Latam, em busca de novos voos para o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.

“Jaguaruna é considerado modelo, por suas instalações e equipamentos, pista, proximidade da BR-101 e é estratégico para uma região que abrange mais de um milhão de habitantes, com grande potencial de crescimento”, justifica o deputado Volnei Weber.  O deputado entende que essa é uma ótima oportunidade para valorizar o principal aeródromo regional da região sul.

A comitiva solicitou à Latam, que já opera no aeroporto regional, a ampliação de horários de voos e um estudo com base na nova lei de incentivos do Governo do Estado de forma a beneficiar a região Sul. Para a Gol, foi feito o convite para que a companhia também opere em Jaguaruna.

Os empresários apresentaram uma pesquisa realizada exclusivamente junto à classe empresarial da região Sul que demonstra que cerca de 82% dos entrevistados ainda utilizam o aeroporto de Florianópolis, pela falta de opções de mais horários. Além disso, 98% dos entrevistados disseram que utilizariam o aeroporto caso tivessem opções de destino para Congonhas em horários que possibilitem a ida e volta no mesmo dia.  “Reiteramos que um dos anseios do meio empresarial da região Sul de Santa Catarina é o crescimento das atividades econômicas, alavancados por melhores condições da infraestrutura que impactem diretamente na economia regional”, salientaram.

Para o presidente da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte - Acivale, Roberto Michels - que é um dos defensores da ampliação do aeroporto regional -, a vinda de novos voos trará muitos benefícios à região Sul do Estado. “Sabemos que o aeroporto regional é um vetor de desenvolvimento e há alguns anos defendemos investimentos no local que viabilizará oportunidades de negócios entre empresas interestaduais”, complementa.

 

Reduções

O deputado estadual Volnei Weber explica que a redução do ICMS sobre o querosene é maior quanto mais voos as companhias aéreas operam em Santa Catarina. A vantagem tributária também está vinculada ao maior número de aeroportos com pousos e decolagens no Estado por companhia. Há, ainda, exigências de ao menos um voo com partida e destino no Estado, e um voo internacional. Ele destacou o apoio de associações empresariais da região com o aeroporto de Jaguaruna, da Bancada do Sul na Assembleia Legislativa e do Grupo Líder da Amurel, que envolve lideranças de vários segmentos envolvidos com o planejamento regional de longo prazo. “Nosso aeroporto é resultado de um amplo planejamento comunitário, por isso tem grande viabilidade”, reforça o parlamentar.

 

O aeroporto

Com uma pista de 2.500 metros de comprimento por 30 metros de largura, que figura como uma das maiores pistas dos aeroportos brasileiros, o Aeroporto de Jaguaruna foi projetado para receber aeronaves de porte - como o Boeing 737 e o Airbus A319 e atender cerca de 900 mil habitantes dos 48 municípios da região Sul do estado. Recentemente foi reconhecido pela ANAC como o melhor do país em sua categoria. O reconhecimento se reflete também nos números. Em 2018, o aeroporto movimentou mais de 130 mil passageiros.

 

 
--
Assessoria de Imprensa ACIVALE
Fone - (48) 3658-3679
Celular - (48) 9672-6332

Enviar para Amigos | Comente | Imprimir


O que você achou do Portal Tubarão


Olá já curtiu?