Últimas Notícias »

Votar

HNSC terceiriza serviços de lavanderia

HNSC terceiriza serviços de lavanderiaClique para Ampliar
Mudança proporciona melhor gestão do serviço e mais segurança ao operador e ao paciente, além de garantir a sequência ao Plano Diretor do Hospital, que identificou limitações de espaço na Instituição.
 
Para continuar garantindo boas condições de higiene e conservação dos materiais utilizados por pacientes e funcionários, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, terceirizou os serviços de lavanderia. O HNSC processa 84 toneladas de roupa hospitalar por mês, e agora, além da higienização, as peças virão com uma tecnologia de rastreamento que permite analisar todo o caminho, desde a distribuição até a coleta.

 
O diretor executivo, Fábio Tadeo Teixeira (segundo da dir. para a esq.), recebeu representantes da Elis para consolidar a parceria
A partir da segunda quinzena de julho de 2019, os serviços de lavanderia do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão (SC), passaram a ser terceirizados pela Elis, empresa internacional de multisserviços que fornece soluções de locação de artigos têxteis, higienização e manutenção. A fornecedora já presta serviços para a Associação Congregação Santa Catarina (ACSC), entidade filantrópica que administra o HNSC. Para tomar a decisão, o Hospital considerou o investimento que seria necessário para atualizar os equipamentos e a falta de espaço para esse serviço em suas instalações, apontada no Plano Diretor de 2018, elaborado com o intuito de promover formas de crescimento da Instituição.

 
O HNSC processa 84 toneladas de roupa hospitalar por mês, e a terceirizada continuará atendendo a essa demanda. Além da higienização, as peças virão com uma tecnologia de rastreamento RFID, que permite analisar todo o caminho, desde a distribuição até a coleta, registrando, inclusive, o tempo de duração de uso dos itens. Isso também permitirá uma melhor gestão do processo por identificar as áreas com maior consumo, considerando o total de atendimentos e pacientes internados. O HNSC será o primeiro na região Sul do estado a contar com esse sistema.

 
Segundo o gerente de Operações do Hospital, Vagner dos Anjos, além de observar requisitos de segurança e eficácia, é preciso garantir boas condições de higiene e conservação de tudo aquilo que é utilizado pelo paciente e os funcionários. “O enxoval é considerado um dos grandes aliados no tocante ao controle das infecções hospitalares. Tivemos o cuidado de escolher um prestador de serviços que atende todas essas exigências, assim como nossa Instituição sempre atendeu”, ressalta.

 
Todo o processo de terceirização e transição da gestão da lavanderia foi feito juntamente com os colaboradores da área e a equipe de Enfermagem, levando a sério a questão da humanização que permeia todos os serviços do Hospital, com transparência e muito diálogo. “Alguns membros da equipe da lavanderia optaram por não permanecer na Instituição, outros foram transferidos para diferentes setores, e houve ainda 22 funcionários que ficaram no setor, nas funções que continuaram ativas”, afirma Natalia Mendes Corbetta de Souza, enfermeira coordenadora do Serviço de Processamento de Roupas do HNSC.

 

Sobre Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)
Fundado na cidade de Tubarão em 1904 pelas Irmãs da Divina Providência, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) é o maior hospital de Santa Catarina em número de leitos, totalizando 395, e oferece mais de 40 especialidades. A instituição é referência como hospital geral para o Sul de Santa Catarina, atendendo toda a região da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e, em algumas especialidades, as regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul de Santa Catarina). Desde 2015 é administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina, entidade filantrópica que atua em todo o Brasil. O HNSC conta com um moderno centro de diagnóstico por imagem e procedimentos de alta complexidade, além de ser integrante da Rede Nacional de Pesquisa Clínica, sendo também um hospital de ensino. De 2001 até o momento mantém o título de “Hospital Amigo da Criança”, do Ministério da Saúde, e disponibiliza o Disque-Amamentação, serviço gratuito de informações sobre amamentação para toda a comunidade da região.

 


Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)
Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 22 entidades em três segmentos de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. A ACSC criou um modelo de gestão autossustentável onde todo superávit gerado por nossos negócios é aplicado integralmente em nossas obras, nos três segmentos, a fim de executar dignamente suas atividades e acolher e cuidar do ser humano em todo o ciclo da vida. Ao todo, são cerca de 14 mil colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). Atualmente, na área de educação, as instituições da ACSC oferecem ensino de qualidade a 4.934 alunos, com 1.005 deles contemplados com bolsas integrais assistenciais. As entidades de saúde realizam anualmente 111 mil internações, 558 mil atendimentos de urgência e emergência, 2 milhões e 40 mil atendimentos ambulatoriais, 4 milhões e 913 mil exames, sendo 73,7% dos atendimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na assistência social, cerca de 600 pessoas em vulnerabilidade e risco social são beneficiadas por projetos sociais da ACSC.

 

Mais informações para a imprensa
A4&Holofote Comunicação - www.facebook.com/a4eholofote
Por: Rafael Teixeira


Enviar para Amigos | Comente | Imprimir


O que você achou do Portal Tubarão


Olá já curtiu?